quarta-feira, 20 de julho de 2011

A Psicanalise Lacaniana

A tristeza é uma traição do sujeito a si mesmo.A unica covardia é a de ignorar o desejo que nos habita inconscientemente.
Através de duas palavras BANZO E REVOLTA sera revelado atraves da analise o trauma.

Banzo :Como a depressão o banzo é uma forma de mal estar que quer dizer saudade de um lugar,desgosto, apatia,tristeza.
OBanzo era doença mental dos negros trazidos da Africa, submetidos a escravidão.Foi definida pelos portugueses como loucura forçada, podendo levar até a morte.
O sujeito escravo tinha duas escolhas: a morte ou empobrecimento do EU e permanecer na posição de escravo até o final de seus dias.
Então o escravo fez revolta, um banzé atraves da musica  utilizou o canto para falar da sua dor de existir. Os escravos do Brasil, dominaram a língua portuguesa, a língua da nação, nação esta "Brasil". Fundada nos estilhaços da dominação, da impotência e da resignação.
Caso Luise, Luise sabia que tinha vindo ao mundo, como os navios negrerios traziam os escravos, ao Brasil, na garela, foi rejeitada, Luise sabia traduzir sua dor de existir, mas essa falta de amor, do OUTRO (pai), Loiuse escutava dentro de si, (trabalhe) ela se via diminuida, em baixa auto estima, consagrava a sua vida aos outros e a revolução,um modo de enfrentar a morte, num país estraçalhado, ela se encontrava no corpo social maltratado pelo autoritarismo e tiranos, ela no corpo social que ela procurava encontrar no seu ideal e o desejo de saber verdadeiro.

Louise e o desejo de saber verdadeiro.

A sua língua paterna e materna era o espanhol, a língua do exilio, com o portugues ela pode traduzir em analize a sua dor de existir e ir ao encontro do sintoma, a queixa era a de que havia sido rejeitada pela a mãe e pelo pai, que nunca a pegou nos braços. Loiuse entra em analise, ela sabe o que ela quer, mas não quer saber o que deseja. Loiuse queria resolver, sau historia de vida, atraves de lembranças do passado, sobre uma viagem feitas oelos seus avós vindo a Espanha para o Brasil. Catolicos de um lado materno, e judeus do lado paterno. Sua unica fonte de pesquisa eram os livro de pesquisar anarquitas do seu tio-avô materno, onde podia encontrar o fio da meada da sua história. Ela resiste, a ponto de chegar a colocar face a face com a morte  - Suicidio. Cansada de exibir a sua triteza ao analista, seu lado trabalhador, liberado da escravidão, se ponhe a trabalhar, ela sonha: O inconciente trabalhar, ela pode então nomear a loucura de seu pai, a errancia dos avós paternos, e pode nomear-se como ausencia do olhar do seu pai, ela sabe agora o que ela é.
Ela descobre enfim que adorava errar como judia, ela aceita interpretar um sonho, que não conseguia entender, nesse sonho ela vai tomar um avião, pois ela não chega a tempo, pois não é capaz de arrumar a valise - ela perde o avião.
De valise, ela chega a palavra mala, de mala ela chega a malaga, terra de origem a seus avós maternos, e a tragedia de uma criança abortada. Essa tragédia ela seus avós ao Exilio, tendo só os livros com teses anarquistas, onde sua mãe foi alfabetizada.
Essa marca dessa tragedia, ficou no corpo de seu tio-avo materno, o que foi herdado por todas as mulheres da família, lugar do gozo - psicossomatização.
Guiada pelo sonho da mala, ela tem outros sonhos e num deles ela encontra uma valise, onde dentro tinha uma boneca sem sexo, no local existia um pano branco chato. Pagina branca na qual era impossivel se increver o sexo Na familia de louise o local de gozo era a corcunda e a dor que os incomodava Numa noite ela lembra das hitorias de amor de seu tio avô.Sonha que está no meio de um corredor com duas portas de cada lado falam duas linguas.Diante dela encontra-se um buraco e nos seus pés,terra. Ela se inclina e suas mãos puxam a terra para o buraco Fina poeira tomba como um véu Ela levanta desperta,sorri adormece novamente
No dia seguinte suas dores articulares a tinham deixado.
Sua analise será determinada pelo trabalho de verificação de seu bamzo, tristeza como afeto que pela analise é tornado o sintoma
A tristeza como atualmente falamos, depressão,é apenas a ponta de um iceberg.
Há casos que precisam ser medicalizados etratados com muito cuidado e delicadeza como na Psicanalise devido suas caracteristicas de dor de existir, tristeza,falta de vontade abandono do EU podendo levar ao suicidio

Extravios do Desejos - Antonio Quinet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário